quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Japão vai reativar primeiro reator nuclear desde vazamento em Fukushima

TÓQUIO - As autoridades do Japão anunciaram nesta quarta-feira que foi autorizada pela primeira vez a reativação de um reator desde o começo da crise nuclear no país iniciada pelos vazamentos em Fukushima. Os danos à usina foram causados pelos terremoto e a tsunami que atingiram o Japão em março desde ano, segundo informações da Dow Jones.
A agência de notícias local "Jiji" explica que o reator a ser reativado não fica em de Fukushima, mas central de Tomari, da Hokkaido Electric Power, construída na ilha de Hokkaido (norte do Japão). O reator número 3 foi colocado em funcionamento hoje, após receber sinal verde das autoridades.
O governador de Hokkaido, Harumi Takahashi, um ex-funcionário do Ministério da Economia, Comércio e Indústria, foi quem autorizou o reinício das operações do reator. O equipamento havia sido desligado para manutenção em janeiro, com previsão de retomada em abril, o que foi interrompido pelos desastres naturais de março.
A partir da catástrofe, houve a necessidade de se cumprir novos procedimentos de segurança. Assim, o reator permaneceu em testes durante os últimos cinco meses.
Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário