terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pela primeira vez, uso de energia renovável supera nuclear

Pela primeira vez na história, o consumo de energia renovável nos Estados Unidos foi maior que o de energia nuclear. Há uma tendência de que no longo prazo, o uso de energias renováveis ficará ainda maior ​​graças ao aumento do consumo de biocombustíveis e crescimento de capacidade de produção de energia eólica.
A energia renovável não consiste apenas em energia solar, eólica, fontes de água e energia geotérmica, mas também inclui os biocombustíveis como o etanol, o biodisel e a biomassa, que inclui além da queima de bagaço de cana, resíduos de madeira.
Essa mudança no consumo de energia não significa que as energias renováveis ​​são agora a principal fonte de eletricidade nos Estados Unidos, afinal de contas, toda a energia gerada também é usada para aquecimento, transporte e produção de vapor industrial.
A influência climática também foi importante nos Estados Unidos, onde houve recorde na precipitação de neve neste ano, que com o derretimento, levou as usinas hidrelétricas a funcionarem com sua capacidade máxima e por mais tempo do que o habitual. Enquanto isso, várias instalações nucleares foram fechadas para manutenção regular e reabastecimento uma vez na primavera e uma vez no inverno, como é típico nessa época do ano.
Em pesquisa feita pela Energy Information Administration EUA (EIA) e calculando o consumo dessas energias em BTUs (Unidades Térmicas Britânicas), foi possível chegar a algumas conclusões comparativas. No mês de janeiro, por exemplo, o consumo de energias renováveis era de 724 trilhões de BTUs, enquanto o consumo nuclear estava em 761 trilhões de BTUs. Já em abril, esse consumo passou a girar em torno de 798 trilhões de BTUs de energias renováveis ​​contra 571 trilhões para a energia nuclear.
Se essas mudanças climáticas continuarem, a tendência é que o uso de energia renovável ultrapasse novamente a nuclear no ano que vem, trazendo benefícios para o meio ambiente em que vivemos.
Fonte: Greenvana

Nenhum comentário:

Postar um comentário