terça-feira, 16 de agosto de 2011

SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADA INCANDESCENTE POR FLUORESCENTE

     Na ansiedade de economizarmos energia e fazermos cumprir todos os itens de eficiência energética que os atuais conceitos estão impondo aos profissionais da área, acabamos esquecendo de analisar os casos com maior cuidado. Não questiono aqui quanto à economia das lâmpadas fluorescentes sobre as incandescentes, porém devemos analisar os efeitos negativos que as lâmpadas fluorescentes podem causar á rede de energia elétrica pelo uso de reatores que acabam gerando harmônicos e distorções na rede de energia.
     Sua presença no sistema elétrico pode causar situações inconvenientes, como a queima de motores e o mau funcionamento de equipamentos eletrônicos mais sensíveis há variações de freqüências ou ruídos de rede.

     O objetivo desta matéria é alertar e avaliar as distorções de onda e corrente de lâmpadas fluorescentes de diferentes tecnologias e fabricantes. Para tanto o fator de potência dos reatores a distorção harmônica total (DHT) a potencia ativa consumida, quantidade de iluminamento e principalmente a procedência, pois não basta só trocarmos uma lâmpada pela outra sem verificar estes itens. A Fluorescente foi introduzida em 1938 no mercado e ganhou o lugar devido ao baixo consumo de energia e alto nível de luminosidade e o conseqüente pequeno custo. Acabou por substituir, principalmente na área industrial as incandescentes que já estavam no mercado desde 1879.
     Portanto antes da simples substituição devemos avaliar a aplicação da lâmpada e ambiente, escolhendo um produto de fabricante idôneo que executa testes do produto dentro das normas de utilização.
     Outro fator ainda mais importante que se observou durante os testes é que a qualidade do reator é ainda mais importante que a própria lâmpada, pois nele está o circuito eletrônico que faz o disparo da corrente para o acendimento da luminária.
     Portanto quando objetivo a ser atingido é eficiência energética e qualidade de energia elétrica em sistemas de iluminação com lâmpadas fluorescentes, há de ser levado em conta o desempenho do conjunto lâmpada-reator e principalmente quando se faz o uso de reatores com ajuste de luminosidade ( dimerizáveis).
     Devemos começar a avaliar também o uso das lâmpadas LED cujo custo esta diminuindo e já tornando viável sua aplicação, mesmo em residências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário