domingo, 7 de dezembro de 2014

INSTALAÇÃO DE AR CONDICIONADO

Atualmente os aparelhos de ar condicionados se tornaram populares, no entanto, antes de instalar o equipamento é importante prestar atenção nas condições das instalações elétricas. Instalações elétricas muito antigas podem não suportar a potência do aparelho.
Primeiramente é necessário verificar a potência do aparelho de ar condicionado a ser instalado. Após deve-se verificar a bitola do fio da tomada à qual será ligado o aparelho, bem como, a capacidade do disjuntor que fará a proteção do circuito.
Em ambientes residenciais normalmente a instalação de um ar condicionado não faz diferença na carga total da edificação. Porém, se forem instalados vários equipamentos, aí é importante consultar um profissional técnico para fazer o correto dimensionamento das instalações.
Uma observação importante sobre a instalação de ar condicionados refere-se aos edifícios de uso coletivos. Projetos de prédios antigos não consideravam ar condicionados para todos os ambientes dos apartamentos. No máximo eram considerados ar condicionados em um dos cômodos. No entanto, com a popularização dos aparelhos, é comum as pessoas quererem instalá-los em seus apartamentos. Aí surge o problema! Como instalar ar condicionados em um prédio com 100 apartamentos, por exemplo? Será que a fiação da entrada de energia suporta a instalação de um número grande de aparelhos? Como os moradores querem um melhor conforto e o síndico não pode se comprometer autorizando algo sem saber da real condição do prédio, então, surge a necessidade de contratar um profissional técnico para a elaboração de um projeto do condomínio prevendo a ampliação da carga instalada do mesmo. Também deverá ser verificada as condições da fiação existente e seus disjuntores.
Uma dica importante para a instalação de ar condicionado é considerar que a bitola mínima da fiação para tomadas é 2,5mm2, conforme a norma NBR 5410.

Nenhum comentário:

Postar um comentário