sábado, 24 de agosto de 2013

CURIOSIDADES SOBRE RAIOS


A seguir algumas curiosidade sobre raios:


Ø  "Sabe-se o estrago que um raio causa. Ele chega a ter uma corrente elétrica da ordem de 500 mil ampéres. Como exemplo numa cidade que tenha tensão de 110 volts e ligamos uma lâmpada de potência 100 watts teremos nestas condições, uma corrente elétrica de aproximadamente 1 ampére passando pela resistência da mesma.

Ø  A corrente elétrica (do raio) gera uma temperatura cinco vezes maior que a temperatura no centro do sol que é de aproximadamente de 4 mil graus celsius. 

Ø  A duração desta temperatura é de meio milissegundo. 

Ø  Esta energia na verdade não é muito grande. Se ela fosse armazenada, seria suficiente para alimentar um forno elétrico comum por apenas 1 (um) minuto, mas concentrada em meio milissegundo, seu efeito é fulminante.

Ø  Se entre o espaço da nuvem/terra houvesse vácuo, estes grandes potenciais acelerariam os elétrons e íons a uma velocidade suficiente para desmanchar os núcleos de átomos, o que provocaria explosões nucleares.

Ø  A velocidade de um raio é de aproximadamente um (01) bilhão de cm/s, ocorrendo em meio milissegundo. 

Ø  Aproximadamente 3,15 bilhões de raios golpeiam a terra por ano e em torno de 100 milhões atingem o Brasil.

Ø  Na Flórida em março de 1993 ocorreu cerca de 5.000 raios por hora durante um dia inteiro.

Ø  Os raios positivos são mais destrutivos, são capazes de iniciar um incêndio, o que não ocorre com os raios negativos que raramente provocam este tipo de estrago. Isto ocorre porque o raio positivo dura em torno de 200 milésimos de segundo enquanto os negativos a metade deste tempo. Outro motivo é que o raio positivo carrega em torno de 400 ampéres de energia (energia suficiente para alimentar 20 fornos elétricos domésticos) enquanto o negativo carrega a metade.

Ø  Roy Sullivam, guarda florestal no estado americano de Virginia foi atingido 7 vezes por raio. A primeira vez em 1943, perdeu a unha de um dedão do pé. Em 1969, 1970, 1972 e 1973 escapou com queimaduras leves. Em 1976 feriu o tornozelo e em 1977 ficou com o peito e a barriga queimados. Apesar de tudo, suicidou-se em 1983.

Ø  Numa chuva forte que caia durante duas horas, dissipa-se mais energia mecânica e elétrica que a contida na bomba atômica sobre Hiroshima na II guerra mundial. 

Ø  Calcula-se que centenas de pessoas morrem todos os anos eletrocutadas por raios. 

Ø  Cada ano pelo menos 7 (sete) mil aviões são atingidos por raios, mas os riscos são irrisórios, por serem construídos com alumínio e titânio, sendo que uma nova geração de aviões comerciais está empregando novos materiais compostos de laminados de grafite e epoxi, mais susceptíveis aos relâmpagos. 

Ø  Aproximadamente 90 % dos raios são de cargas negativas. Este fato depende do local. No Japão, em pesquisa, durante um determinado inverno, registrou-se cerca de 17 % de raios com cargas negativas sem que isso fosse regra geral. 

Ø  Uma das tragédias mais graves causadas por um raio, aconteceu em Brécia, na Itália, em 1769, pouco tempo depois que Franklin inventou o pára-raios. Uma descarga elétrica (raio) atingiu o paiol do estado, fazendo explodir mais de 100 (cem) toneladas de pólvora. A catástrofe matou 3 (três) mil pessoas. 

Ø  O incêndio mais terrível, foi no início deste século, em 7 de abril de 1926, em San Louis Obispo, na Califórnia (EUA). Durou 5 dias, se alastrou por uma área de 3.640 quilômetros quadrados, queimou cerca de 6 milhões de barris de petróleo e causou prejuízos da ordem de 15 milhões de dólares. Apesar de toda essa força, apenas 2 pessoas morreram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário