quinta-feira, 28 de julho de 2011

Japão pode ter grande apagão


Verão será afetado pelo fechamento de usinas
O Japão poderá ter um apagão de mais de 9% de sua energia no próximo verão se todos os seus reatores nucleares forem fechados, disse a mídia local ontem, repercutindo estimativas governamentaiss. A preocupação pública com a energia nuclear disparou depois do terremoto e tsunami em março, que causaram o maior desastre nuclear do mundo em 25 anos. Até maio de 2012, todos os 54 reatores japoneses poder ser fechados, se permanecerem os temores sobre sua segurança depois de que eles voltem a funcionar após um procedimento de manutenção. 
O governo adverte que isto aumentaria a poluição e os custos para a recuperação econômica, embora esteja discutindo modos de diminuir a dependência do país de energia nuclear, e o próprio primeiro-ministro Naoto Kan favoreça um futuro sem ela.  Se o Japão tiver de operar sem qualquer reator nuclear no próximo verão, a geração de energia será de apenas 162.970 megawatts, ou menos 9.2% do que o necessário nos picos de demanda, relata o diário janonês Asahi Shimbum, segundo a Reuters
Uma outra pesquisa, feita pelo Intituto de Economia Energética do Japão (IEEJ) estima que a energia que vai faltar está na casa dos 7.8%. Isto apesar de os produtores de energia a carvão, petróleo e gás terem dido que aumentarão suas produções em 85%, quase 100% e 70%, respectivamente. 
Ambas as simulações não levam em conta o efeito da economia de energia, que até o momento evitou apagões no Japão neste verão, quando há um pico de demanda por causa do uso disseminado de ar condicionado. "Teremos de fazer mais economia, se quisermos que as usinas nucleares fiquem paradas", disse  Hirofumi Kawachi, analista sênior da Mizuho Investors Securities. "Algumas pessoas dizem que podem cobrir uma diferença de 10%, mas as plantas de energia fóssil estão operando a plena capacidade neste verão, e portanto não sabemos se isto vai funcionar no próximo verão". Apenas 16 dos reatores nucleares do país se encontram agora em operação. Algumas indústrias escolheram operar nos finais de semana para evitar a demanda de pico e as vendas de ventiladores batem recordes com a redução do uso de ar condicionado. Como parte de uma campanha maior de evitar apagões, o governo considera um plano de equipar os lares com medidores inteligentes de energia, que podem rastrear o consumo para o uso mais eficiente de eletricidade.
Foto de Fukushima: Creative Commons
Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário