sábado, 17 de agosto de 2013

PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTES NA REDE ELÉTRICA

     Mais uma vez a principal causa de acidente foi devido à construção ou manutenção predial, o que significa 28% do total de morte e que está em primeiro lugar nas pesquisas desde 2001. Tal fato revela que a construção civil tem muito a melhorar no quesito segurança, pelo menos no que se refere a parte elétrica. Fica também a dica para os órgãos fiscalizadores que devem ser mais presentes nas obras da construção civil, não apenas quando há denúncias, mas atuando preventivamente.
     Em segundo lugar na triste estatística aparecem as ligações clandestinas, representando 11% das mortes. Nestes casos, as pessoas que fazem os gatos, muitas vezes até por falta de conhecimento do risco que estão correndo, acabam sofrendo a ação do choque elétrico por tocarem na rede elétrica sem nenhum equipamento de proteção. A Abradee ressaltou que nos últimos seis anos, 29% das mortes por ligação clandestina ocorreram na região Norte.
     Em terceiro lugar, ficaram os acidentes envolvendo o cabo energizado ao solo, com 10% dos casos. Acontecem muitos casos de fio partido por acidentes de carro que colidem em postes ou por árvores que caem na rede elétrica e acabam causando o rompimento dos cabos. Aqui vale o alerta para o cidadão comum não tocar nos cabos, mesmo que estes aparentem estar desenergizados. 
     Esse ano, a poda de árvores entrou na pesquisa, já que os acidentes com a rede elétrica durante a poda de árvores representou 4% no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário